quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Objetivos

Os objetivos do "Movimento 60 por 1" são:



CONSCIENTIZAR motoristas e motociclistas dos graves riscos a que expõem os pedestres e a si próprios ao trafegarem em alta velocidade nas ruas e avenidas de Maringá;



DESAFIAR e INCENTIVAR os condutores a limitarem a velocidade de seus veículos a 60 km/h durante uma semana, uma velocidade segura e a máxima permitida nas ruas e avenidas da cidade de Maringá;



DEMONSTRAR que os esforços para reduzir a velocidade trafegada a 60 Km/h contribui para salvar uma vida;

"Movimento Sessenta por Um"

Uma cidade cheia de vida! Assim podemos definir Maringá.

Vida verde, vida jovem, vida na melhor idade, vida, vida, vida...e morte!

Mortes indesejadas, mortes idiotas, mortes trágicas. Mas toda as mortes não são trágicas, indesejadas e idiotas? ... mas na falta de adjetivos que exprimam com mais precisão o tipo de morte que estamos tratando aqui, usemos esses.

Como explicar mais de 50 mortes no trânsito em menos de um ano?

Má gestão pública dos governantes? Baixa capacidade dos motoristas? Falta de atenção de pedestres e ciclistas? Acasos inevitáveis? Fatalidades? Pode ser tudo isso e mais um bocado de coisas!

E então? O que fazer? Cruzar os braços e deixar acontecer? Ou arregaçar as mangas e começar a mudar? Começar a transformar?

Transformar o quê?! Que tal nós mesmos para começar? Eu, você, eles. Nós!

Mudar em quê?! Para começar, perceber que não adianta apenas ouvir, ler, contar (passar adiante a informação) e contar (somar as vitimas). Perceber que é preciso levantar-se e agir. Contribuir, colaborar, cobrar, pressionar, e até brigar por um mínimo de civilidade no trânsito.

E nosso maior desafio é conosco mesmos. Desafiar-nos a dirigir por uma semana inteira a 60km/h. Desafie seu vizinho, seu parente, seu amigo. Tenha certeza que se você, eles, nós cumprirmos esse desafio muitas vidas serão salvas. Muitas!

Mas ainda se for uma única vida, terá valido a pena!

Vamos juntos desafiar e vencer o desafio.

Abraço,

Edson Filho